A escritora Elaine Araújo lança o livro “Dicionário Caboquês: A Língua do Cabuçu nas Brenhas da Amazônia”. O evento acontecerá nesta quinta-feira (25), às 18h30, no Teatro Silvio Romero, no Município de Santana e promete uma especial noite de autógrafos, apresentações musicais, teatrais, intervenções poéticas e a participação especial da dupla de humor os CABUÇUS.
O “Dicionário Caboquês: A Língua do Cabuçu nas Brenhas da Amazônia” trata-se de uma homenagem tanto aos santanenses, como aos moradores que residem às margens das ilhas do Pará. O objetivo é valorizar e preservar as tradições linguísticas do povo amazônico apresentando palavras, expressões e termos usados pelos ribeirinhos e moradores das áreas rurais e urbanas das localidades.
A escritora iniciou a pesquisa para o dicionário em 2006 e abrangeu áreas como Ilha de Santana, as comunidades do Pirativa, do Igarapé do Lago e do Piaçacá. Pesquisou também os bairros periféricos de Santana, como a Baixada do Ambrósio, o Igarapé da Fortaleza, o Elesbão, a Fonte Nova e a Vila Daniel.
Elaine Araújo é uma artista eclética e ativista no meio cultural. É conhecida por compor o hino de Santana, o segundo maior Município do Estado do Amapá. A autora é professora e especialista em educação. Foi uma das primeiras mulheres amapaenses a trabalhar como repórter e âncora da TV Amapá em 1985. Também é cantora (ex-membro das bandas Brinds e Warilou), além de ser uma das artistas que comercializam produtos na Casa do Artesão, em Macapá.
Elaine adiantou que já tem material para a segunda edição e sem dúvida virão outras mais, se depender do riquíssimo e infinito jeito de falar do povo daqui.
Não perca essa agenda cultural. O Teatro Silvio Romero fica localizado na rua Ubaldo Figueira, próximo à Biblioteca Casa Brasil, em Santana.