No momento, você está visualizando A poderosa chefona: Primeira mulher a presidir a Alap faz aniversário neste sábado

A poderosa chefona: Primeira mulher a presidir a Alap faz aniversário neste sábado

Os parabéns deste sábado,11, foi para a Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, Deputada Alliny Serrão (UNIÃO). Em 30 anos é a primeira vez que uma mulher comanda aquela Casa de Leis.

A Presidente começou o dia com um café da manhã oferecido por familiares e participou de um chá da tarde com outras mulheres que desfrutaram de momentos de comilança e de oração. Nas redes sociais Allyne Serrão respondeu às infinitas mensagens de carinho e felicitações pela passagem do seu aniversário.

A deputada laranjalense é também empresária e graduanda em direito. Alliny iniciou a sua vida na política como Vereadora no Município de Laranjal do Jari, onde o seu líder político e esposo, Márcio Serrão, é o Prefeito da cidade.

Em 2018 concorreu pela primeiras vez a uma vaga de Deputada Estadual, obtendo 8.897 votos e já se destacou sendo a parlamentar mais votada daquele pleito. Em 2022 ela foi reeleita com 11.017 votos e conquistou um dos cargos mais importantes do parlamento amapaense, a presidência da Alap.

Nesse período a deputada atuou como presidente da Comissão de Política Agrária, vice na de Ética e membro nas secretarias de Segurança Pública, de Transporte e Obras Públicas e de Empreendedorismo. Teve um papel fundamental na Frente Parlamentar pela Prevenção da Violência contra a Mulher e Redução do Feminicídio no Amapá.

No atual mandato (2023/ 2027) a parlamentar já apresentou 15 indicações e 8 requerimentos.

Conheça as principais Leis da Deputada Alliny Serrão:

– Lei Ordinária nº 2750, de 22/08/2022 que dispõe sobre a garantia de isonomia ente homens e mulheres com relação às premiações nas competições esportivas e culturais no âmbito do Estado do Amapá em que haja emprego de recursos públicos e dá outras providencias.

– Lei Ordinária nº 2701, de 10/05/2022 que dispõe sobre a doação de bicicletas apreendidas por ato administrativo ou de polícia, para instituições filantrópicas, empresas públicas e/ou privadas que a transformem em cadeiras de rodas.

– Lei Ordinária nº 2691, de 26/04/2022 que institui no Calendário Oficial de Eventos do Estado a Semana de Prevenção e Combate à Insuficiência Renal Crônica e do Paciente Transplantado, a ser comemorada, anualmente, na semana que abrange o dia 12 (doze) de março, data em que é celebrado Dia Mundial do Rim.

– Lei Ordinária nº 2593, de 15/09/2021 que denomina “Maria Mendes Simões” a Escola Estadual de Água Branca do Cajari e dá outras providências.

– Lei Ordinária nº 2590, de 09/09/21 que institui o `Dia do Caboco e do Direito Amazônico` no âmbito do Estado do Amapá e dá outras providências.

– Lei Ordinária 2551, de 28/04/21 que institui o dia 13 de março como o Dia Estadual da luta contra a Endometriose.

– Lei Ordinária 2490, de 10/01/20 que veda qualquer discriminação à criança e ao adolescente com autismo, deficiência física e intelectual ou doença crônica nos estabelecimentos de ensino, creches ou similares, em instituições públicas e privadas.

– Lei Ordinária 2422, de 12/07/19 que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Amapá, o Projeto intitulado de “Ligados no Mundo Azul”, realizado em Macapá por ocasião da passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Texto: Tina Sanches

Imagem: Arquivo Alap/Redes Sociais da Deputada Alliny Serrão